Dando continuidade à série “Novas tendências na Educação Cristã”, abordaremos o tema: Metodologias ativas.
As principais metodologias ativas são: Ensino híbrido, aprendizagem baseada em projetos, STEAM, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Gamificação. Reafirmo que adoção de qualquer dessas metodologias ativas tem suas vantagens como: provocar uma mudança necessária na prática educativa do professor e na postura do aluno em sala de aula, promover a autonomia e uma maior participação dos alunos, bem como o desenvolvimento de habilidades digitais, socioemocionais, cognitivas e disciplinas espirituais voltadas para a leitura, meditação, estudo da Bíblia diariamente.
Segundo Daiana Rocha (2021, p.24) “Um exemplo de uma metodologia ativa é a sala de aula invertida (em inglês, flipped classroom), na qual se pretende que o aluno explore os conteúdos antes de sua discussão conjunta. Assim, na sala de aula, o espaço é de discussão e aprofundamento, e não de transmissão de conhecimentos.”
A sala de aula invertida foi criada em 2007 pelo professor de Ciências do Colorado Aaron Sams. Em relação a sala de aula invertida, as leituras e o contato com o conteúdo estão disponíveis aos alunos antes do início da aula como forma de experimentação e a troca de conhecimentos.
A Igreja através da coordenação do Ministério de Educação Cristã deverá repensar o conceito de sala de aula e a abordagem de ensino e estudo bíblico. Lembre-se que a rotina atual dos alunos em uma sala de EBD é muito diferente das aulas ministradas no ambiente virtual de aprendizagem. Percebe-se que alguns alunos têm dificuldades de participar da EBD dominicalmente. Essa mudança de necessidade na maneira de aprender pode ser consequência do estilo de vida atual. O aluno está acostumado com informações rápidas o tempo todo, devido ao uso constante da internet.
Para tentar se adequar a essa realidade, reafirmamos que, dentre as técnicas sinalizadas, contemplam a sala de aula invertida. Ou seja, é quando os alunos têm contato com os conceitos que serão trabalhados nas aulas, para que depois possam discutir com o professor. A sala de aula invertida vem sendo muito adotada e grande aliada no ensino híbrido, como uma metodologia ativa.
A sala de aula invertida é uma ferramenta importante pelos benefícios que podem ser alcançados: desenvolvimento de novas habilidades socioemocionais e linguísticas por parte dos alunos, processo de aprendizagem da Bíblia envolvente, estimula a autonomia na busca para a leitura e estuda da Bíblia, incentiva o desenvolvimento da capacidade na resolução de questões polêmicas relacionadas a determinados textos bíblicos, torna o aluno protagonista da aula, otimiza o tempo no ambiente educacional, permite debates aprofundados sobre um determinado tema bíblico e melhora o engajamento dos alunos, visto que terão que interagir com os demais irmãos.
Um princípio importante para entender as novas tendências tecnológicas de comunicação digital e metodológicas na educação cristã, trata-se do ensino personalizado. Lembre-se que neste sentido, as atividades devem ser adaptadas às necessidades e estilos de aprendizagem individuais.
A inclusão de novas tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem da Bíblia, introduzem novas formas de aprender, comunicar e compartilhar o Evangelho aos outros. Afinal, é por meio das tecnologias que o professor poderá criar aulas personalizadas para os alunos. Na medida em que o professor acompanha o desenvolvimento espiritual dos irmãos, faz a mediação do processo ensino aprendizagem, percebe que alguns alunos irão precisar de um conteúdo bíblico mais básico, enquanto outros de um conhecimento mais avançado. Ele poderá responder a quizzes disponibilizados como um questionário com várias perguntas sobre o estudo ministrado em sala de aula.
O professor ainda tem disponível o Scratch, uma plataforma de programação com blocos de arraste, desenvolvida pelo MIT. Por meio do Scratch, permite a criação de animações, histórias interativas, simulações ou jogos, desenvolvendo a criatividade e o pensamento computacional.
Com relação às tendências metodológicas destaque para o ensino personalizado, individualizado o processo ensino e aprendizagem é adaptado às necessidades, interesses e características individuais de cada pessoa. Diria, uma aprendizagem cada vez mais autodirigida, um processo de conhecimento em que o aluno assume o protagonismo. Em outras palavras, “quem mais aprende é quem ensina, e, assim, todos devem aprender e ensinar.” É a chamada aprendizagem colaborativa, na qual todos ensinam e todos aprendem.
Quero aproveitar para introduzir algo sobre o ensino híbrido. Híbrido significa misturado, mesclado, blended, trata-se de outra tendência a serviço da educação cristã. A ideia é mesclar as modalidades de ensino a distância e presencial. Como disse anteriormente, isso implica em investimentos em recursos humanos e financeiros por parte da igreja.
Quanto aos recursos utilizados hoje: Um recurso muito usual é o kindle, otimizado para leituras de livros digitais; o acesso a biblioteca digitalizada, ou digital. Considerando as mudanças ocorridas atualmente, a preponderância da formação continuada (na) e ao longo da vida das pessoas e das igrejas, cabe ao educador cristão, desenvolver o planejamento e adoção Estratégias Pedagógicas (EPs) aplicadas nos ambientes virtuais, ensino personalizado e híbrido. Isso implica na formação continuada de professores e coordenadores cristãos, na igreja e/ou plataforma.
A necessidade de construção de um Projeto Educacional Cristão (PEC) é um Projeto Instrucional para Ambientes Virtuais – um conjunto de premissas teóricas a partir de um eixo epistemológico e paradigmático. Para exemplificar:
Corrente interacionista, o sujeito constrói seu conhecimento.
Corrente instrucionista, todo conhecimento é transmitido ou transferido do meio exterior ao sujeito.
A perspectiva humanista baseia-se na essência de que o sujeito nasce com o saber.
Segundo (GOUVEIA apud DAIANA, 2021, p.18) neste cenário “o espaço da sala de aula tornou-se exíguo: insuficiente para as necessidades da nossa sociedade, diminuto para quem ensina e insignificante para quem aprende”. Constata-se que o ambiente virtual de aprendizagem, das plataformas digitais e aplicativos estão transformando o papel da sala de aula e já é uma realidade no processo de ensino e aprendizagem e de formação permanente. Percebe-se que o contexto de aprendizagem é mais diverso e plural.
Na modalidade presencial e/ou a distância e a comunicação é síncrona e assíncrona. Na modalidade Educação a Distância (EAD), percebe-se o afastamento físico entre os atores do processo educacional que torna suas relações singulares. Uma tendência na educação cristã é a construção do mapa afetivo a partir das necessidades e dos interesses dos alunos. Através das tecnologias digitais, é possível observar uma valorização das relações sociais, facilitadas por meio da utilização da internet. A internet é multimodal e está disponível a todos.
Vivenciamos um tempo de muita rapidez, na qual a informação flui com maior velocidade. Ao reafirmar isso, reporto-me a uma frase de Alvin Toffler (1998) no livro: O choque do futuro, quando afirma que “Os analfabetos do futuro não vão ser aqueles que não sabem ler nem escrever, mas aqueles que não são capazes de aprender, desaprender e reaprender.”
Considerações Finais
Novas tendências tecnológicas e metodológicas na educação cristã, é uma resposta a fragmentação dos saberes, ou uma tendência que reforça abordagens obsoletas de ensino? A tendência é responder às demandas por uma educação híbrida, flexível, ao longo da vida e compatível com o mundo contemporâneo. Lembre-se que os alunos aprendem em qualquer lugar, a qualquer hora. Segundo as tecnologias de comunicação digital e metodologias, o conteúdo das aulas é flexível e otimizado para funcionar perfeitamente em qualquer dispositivo com acesso à internet.
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