• Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil
  • (11) 91654-2069
  • contato@oecbb.com.br
  • Área do Filiado
logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350
            No results See all results
            0

            R$ 0,00

            • Home
            • Institucional
              • Sobre a OECBB
              • Equipe Gestora
              • Estatuto
              • Regimento Interno
              • Documentos
              • Código de Ética
              • FAQ
            • Filie-se
            • Certificado
            • Download
            • Cursos e Eventos
            • Blog
            • Contato
            • Produtos
            ✕
                      No results See all results

                      Novas Tendências na Educação Cristã – parte 03

                      Publicado por Genivaldo Felix em 18/09/2024
                      Categorias
                      • Blog
                      Tags
                      • ebd
                      • educação cristã
                      • enisno
                      • novas tendencias

                      Dando continuidade à série “Novas tendências na Educação Cristã”, abordaremos o tema: Metodologias ativas.

                      As principais metodologias ativas são: Ensino híbrido, aprendizagem baseada em projetos, STEAM, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Gamificação. Reafirmo que adoção de qualquer dessas metodologias ativas tem suas vantagens como: provocar uma mudança necessária na prática educativa do professor e na postura do aluno em sala de aula, promover a autonomia e uma maior participação dos alunos, bem como o desenvolvimento de habilidades digitais, socioemocionais, cognitivas e disciplinas espirituais voltadas para a leitura, meditação, estudo da Bíblia diariamente. 

                      Segundo Daiana Rocha (2021, p.24) “Um exemplo de uma metodologia ativa é a sala de aula invertida (em inglês, flipped classroom), na qual se pretende que o aluno explore os conteúdos antes de sua discussão conjunta. Assim, na sala de aula, o espaço é de discussão e aprofundamento, e não de transmissão de conhecimentos.” 

                      A sala de aula invertida foi criada em 2007 pelo professor de Ciências do Colorado Aaron Sams. Em relação a sala de aula invertida, as leituras e o contato com o conteúdo estão disponíveis aos alunos antes do início da aula como forma de experimentação e a troca de conhecimentos.

                      A Igreja através da coordenação do Ministério de Educação Cristã deverá repensar o conceito de sala de aula e a abordagem de ensino e estudo bíblico. Lembre-se que a rotina atual dos alunos em uma sala de EBD é muito diferente das aulas ministradas no ambiente virtual de aprendizagem.  Percebe-se que alguns alunos têm dificuldades de participar da EBD dominicalmente. Essa mudança de necessidade na maneira de aprender pode ser consequência do estilo de vida atual. O aluno está acostumado com informações rápidas o tempo todo, devido ao uso constante da internet. 

                      Para tentar se adequar a essa realidade, reafirmamos que, dentre as técnicas sinalizadas, contemplam a sala de aula invertida. Ou seja, é quando os alunos têm contato com os conceitos que serão trabalhados nas aulas, para que depois possam discutir com o professor. A sala de aula invertida vem sendo muito adotada e grande aliada no ensino híbrido, como uma metodologia ativa.

                      A sala de aula invertida é uma ferramenta importante pelos benefícios que podem ser alcançados: desenvolvimento de novas habilidades socioemocionais e linguísticas por parte dos alunos, processo de aprendizagem da Bíblia envolvente, estimula a autonomia na busca para a leitura e estuda da Bíblia, incentiva o desenvolvimento da capacidade na resolução de questões polêmicas relacionadas a determinados textos bíblicos, torna o aluno protagonista da aula, otimiza o tempo no ambiente educacional, permite debates aprofundados sobre um determinado tema bíblico e melhora o engajamento dos alunos, visto que terão que interagir com os demais irmãos.

                      Um princípio importante para entender as novas tendências tecnológicas de comunicação digital e metodológicas na educação cristã, trata-se do ensino personalizado. Lembre-se que neste sentido, as atividades devem ser adaptadas às necessidades e estilos de aprendizagem individuais.

                      A inclusão de novas tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem da Bíblia, introduzem novas formas de aprender, comunicar e compartilhar o Evangelho aos outros. Afinal, é por meio das tecnologias que o professor poderá criar aulas personalizadas para os alunos. Na medida em que o professor acompanha o desenvolvimento espiritual dos irmãos, faz a mediação do processo ensino aprendizagem, percebe que alguns alunos irão precisar de um conteúdo bíblico mais básico, enquanto outros de um conhecimento mais avançado. Ele poderá responder a quizzes disponibilizados como um questionário com várias perguntas sobre o estudo ministrado em sala de aula. 

                      O professor ainda tem disponível o Scratch, uma plataforma de programação com blocos de arraste, desenvolvida pelo MIT. Por meio do Scratch, permite a criação de animações, histórias interativas, simulações ou jogos, desenvolvendo a criatividade e o pensamento computacional. 

                      Com relação às tendências metodológicas destaque para o ensino personalizado, individualizado o processo ensino e aprendizagem é adaptado às necessidades, interesses e características individuais de cada pessoa. Diria, uma aprendizagem cada vez mais autodirigida, um processo de conhecimento em que o aluno assume o protagonismo. Em outras palavras, “quem mais aprende é quem ensina, e, assim, todos devem aprender e ensinar.” É a chamada aprendizagem colaborativa, na qual todos ensinam e todos aprendem. 

                      Quero aproveitar para introduzir algo sobre o ensino híbrido. Híbrido significa misturado, mesclado, blended, trata-se de outra tendência a serviço da educação cristã. A ideia é mesclar as modalidades de ensino a distância e presencial. Como disse anteriormente, isso implica em investimentos em recursos humanos e financeiros por parte da igreja.

                      Quanto aos recursos utilizados hoje: Um recurso muito usual é o kindle, otimizado para leituras de livros digitais; o acesso a biblioteca digitalizada, ou digital. Considerando as mudanças ocorridas atualmente, a preponderância da formação continuada (na) e ao longo da vida das pessoas e das igrejas, cabe ao educador cristão, desenvolver o planejamento e adoção Estratégias Pedagógicas (EPs) aplicadas nos ambientes virtuais, ensino personalizado e híbrido. Isso implica na formação continuada de professores e coordenadores cristãos, na igreja e/ou plataforma.

                      A necessidade de construção de um Projeto Educacional Cristão (PEC) é um Projeto Instrucional para Ambientes Virtuais – um conjunto de premissas teóricas a partir de um eixo epistemológico e paradigmático. Para exemplificar:

                      Corrente interacionista, o sujeito constrói seu conhecimento.

                      Corrente instrucionista, todo conhecimento é transmitido ou transferido do meio exterior ao sujeito.

                      A perspectiva humanista baseia-se na essência de que o sujeito nasce com o saber. 

                      Segundo (GOUVEIA apud DAIANA, 2021, p.18) neste cenário “o espaço da sala de aula tornou-se exíguo: insuficiente para as necessidades da nossa sociedade, diminuto para quem ensina e insignificante para quem aprende”. Constata-se que o ambiente virtual de aprendizagem, das plataformas digitais e aplicativos estão transformando o papel da sala de aula e já é uma realidade no processo de ensino e aprendizagem e de formação permanente. Percebe-se que o contexto de aprendizagem é mais diverso e plural.

                      Na modalidade presencial e/ou a distância e a comunicação é síncrona e assíncrona. Na modalidade Educação a Distância (EAD), percebe-se o afastamento físico entre os atores do processo educacional que torna suas relações singulares. Uma tendência na educação cristã é a construção do mapa afetivo a partir das necessidades e dos interesses dos alunos. Através das tecnologias digitais, é possível observar uma valorização das relações sociais, facilitadas por meio da utilização da internet. A internet é multimodal e está disponível a todos. 

                      Vivenciamos um tempo de muita rapidez, na qual a informação flui com maior velocidade. Ao reafirmar isso, reporto-me a uma frase de Alvin Toffler (1998) no livro: O choque do futuro, quando afirma que “Os analfabetos do futuro não vão ser aqueles que não sabem ler nem escrever, mas aqueles que não são capazes de aprender, desaprender e reaprender.”

                       Considerações Finais

                      Novas tendências tecnológicas e metodológicas na educação cristã, é uma resposta a fragmentação dos saberes, ou uma tendência que reforça abordagens obsoletas de ensino? A tendência é responder às demandas por uma educação híbrida, flexível, ao longo da vida e compatível com o mundo contemporâneo. Lembre-se que os alunos aprendem em qualquer lugar, a qualquer hora. Segundo as tecnologias de comunicação digital e metodologias, o conteúdo das aulas é flexível e otimizado para funcionar perfeitamente em qualquer dispositivo com acesso à internet.

                       

                      Referências

                      ARMSTRONG Paul. Dominando as Tecnologias disruptivas. São Paulo: Autêntica Business, 2019.

                      BACICH, Lilian (at all). Ensino Híbrido. Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 

                      ______________; MORAN, José. (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação). 

                      BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida. Uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

                      CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula digital. Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.

                      CORTELAZZO, Angelo Luiz; (et all). Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

                      DAROS, Thuinie. Mentalidade criativa. Preparando estudantes para serem inovadores e resolutivos. Porto Alegre: Penso, 2023.

                      DEBALD, Blasius. (Org.) Metodologias ativas no ensino superior. O protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020. (Série Desafios da Educação).

                      FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial. A era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação).

                      FILATRO, Andrea; CAVALCANTE, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

                      GODOI, Mailson Alan de GUEDES, Luiz Carlos Vieira. (Org.). Metodologias Ativas: disrupção na prática pedagógica. Curitiba: CRV, 2019.

                      MARTÍN, Héctor Ruiz. Como aprendemos? Uma abordagem científica da aprendizagem e do ensino. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2024.

                      NEVES, Vander José das. (et all) (Org.). Metodologias ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas: Pontes Editores, 2018.

                      ORDOÑEZ, Ana Manuela; CAMARGO, Fausto. (Org.) Planejamento e gestão da aprendizagem por competências. Além do conteúdo na educação superior. PORTO Alegre: Penso, 2023.

                      PSCHEIDT, Allan Carlos. Inteligência artificial na sala de aula. Como a tecnologia está revolucionando a educação. São Paulo: Matrix, 2024.

                      RAINER, Thom S. Igreja pós-quarentena. Seis desafios e oportunidades. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

                      ROCHA, Daiana Garibaldi da; (et all) Aprendizagem digital. Curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre: Penso, 2021. (Série desafios da educação).

                      SINE, Tom. O lado oculto da globalização. Como defender-se dos valores da nova ordem mundial. São Paulo: Mundo Cristão, 2001.

                      SHATZER, Jacob. Transumanismo e a imagem de Deus. a tecnologia de hoje e o futuro do discipulado cristão. São Paulo: Vida Nova, 2022.

                      TIPPIT, Sammy. Fazendo discípulos na era digital. As redes sociais e a nova via romana. Rio de Janeiro, JMN, 2022.

                      ZYLSTRA, Sarah Eekhoff. Equilíbrio social na era digital. São José dos Campos. Fiel, 2023.

                       

                      Compartilhar
                      1
                      Genivaldo Felix
                      Genivaldo Felix

                      Artigos Relacionados

                      18/07/2025

                      O dízimo Deus e eu


                      Leia mais
                      16/07/2025

                      Metodologias atuais para o ensino bíblico (Parte 2): uso da tecnologia e multimídia no ensino


                      Leia mais
                      14/07/2025

                      Autoridade do professor em sala de aula: capacitado por Deus para a obra do ministério do ensino


                      Leia mais

                      Deixe um comentário Cancelar resposta

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Nossos Contatos

                      (11) 91654-2069

                      contato@oecbb.com.br

                      Rua José Higino, 416 - Prédio 30
                      Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
                      CEP: 20510-412



                      Institucional

                      • Sobre a OECBB
                      • Equipe Gestora
                      • Estatuto
                      • Perguntas Frequentes

                      Links Úteis

                      • Convenção Batista Brasileira
                      • Junta de Missões Nacionais
                      • Junta de Missões Mundiais
                      • O Jornal Batista
                      © 2025 OECBB Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade
                      • Área do Filiado
                      0

                      R$ 0,00

                                No results See all results
                                • Área do Filiado
                                ✕

                                Entrar

                                Perdeu sua senha?

                                ✕

                                Carrinho

                                Continuar para Finalização
                                Continuar comprando Ver carrinho
                                Precisa de ajuda?
                                OECBB
                                Olá
                                Podemos te ajudar?
                                Conversar
                                Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.