• Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil
  • (11) 91654-2069
  • contato@oecbb.com.br
  • Área do Filiado
logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350
            No results See all results
            0

            R$ 0,00

            • Home
            • Institucional
              • Sobre a OECBB
              • Equipe Gestora
              • Estatuto
              • Regimento Interno
              • Documentos
              • Código de Ética
              • FAQ
            • Filie-se
            • Certificado
            • Download
            • Cursos e Eventos
            • Blog
            • Contato
            • Produtos
            ✕
                      No results See all results

                      Novas Tendências na Educação Cristã (parte 4)- Metodologias Ativas

                      Publicado por Pastor Genivaldo Félix em 02/10/2024
                      Categorias
                      • Blog
                      Tags
                      • Bíblia
                      • eninso
                      • Novas tendências na Educação Cristã

                      Segundo (WAGAR, apud LITTO, p.61), “não é missão da educação preparar os alunos agora para viver num contexto futuro, pensando não apenas nas suas vidas pessoais e profissionais, mas também nas sociedades em que pretendem viver?”.

                      Passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus.

                      Segundo o seu costume, Paulo compareceu à reunião deles, e por três sábados examinou com eles as Escrituras, explicando e demonstrando que era necessário que o Cristo sofresse e ressuscitasse dentre os mortos. E dizia: Este Jesus que eu vos anuncio é o Cristo. E, de noite, os irmãos logo enviaram Paulo e Silas para Beréia. Quando lá chegaram, foram à sinagoga dos judeus.

                      Os de Beréia tinham mente mais aberta que os de Tessalônica, pois se mostraram muito interessados ao receber a palavra, examinando diariamente as Escrituras para ver se as coisas eram de fato assim. (Atos 17.1-3; 10,11)

                      Novas tendências na educação cristã, como vimos no texto deste blog em dezoito de  setembro, traz os impactos e as profundas implicações e possibilidades para a igreja, bem como o ministério da educação cristã e a pessoa e ministério do educador cristão e demais professores. Cientes disto, é preciso ter a “mente mais aberta”, já que estamos falando de cosmovisões cristãs em curso na sociedade. 

                      Neste texto vamos refletir sobre o perfil do educador cristão e demais líderes da igreja local. 

                      No atual contexto de complexidade e incertezas e dos avanços tecnológicos no século XXI, impõem-se ao educador cristão e ao professor da Bíblia, uma atualização constante, de modo a incorporarem novas metodologias ativas conectadas às tecnologias de comunicação digital no ensino da Bíblia em seu cotidiano, sua prática educativa. 

                      É necessário ampliar o repertório bíblico teológico, tecnológico, metodológico e teórico prático do educador cristão, pastor e demais líderes da (na) igreja, face às nossas exigências, com relação às competências conceituais, procedimentais e atitudinais, mas principalmente com relação a hermenêutica bíblica, isto é, sua capacidade de apreender, interpretar e sua aplicabilidade no dia a dia. Assim como fizemos na primeira e segunda aula, chegou o momento de elaborar dois parágrafos tendo como referência os principais assuntos tratados neste curso: novas tendências na educação cristã.

                      A aprendizagem continuada das pessoas no serviço cristão na igreja exigirão domínio de metodologias e estratégias emergentes, bem como a leitura e meditação da Bíblia. Os avanços das tecnologias impõem três tipos de efeitos: 1) alteram a estrutura de interesses (as coisas em que pensamos); 2) mudam o caráter dos símbolos (as coisas com as quais pensamos e 3) modificam a natureza da comunidade (a área em que se desenvolve o pensamento.

                      Aspectos conceituais como: competências, educação por competências estão presentes neste cenário em constante transformação. Competência pedagógica, técnica, ética e estética. Como disse o apóstolo Paulo “Não que sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se viesse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus” (2Co 3.5). O desenvolvimento de competências e habilidades digitais (saber fazer, agir) no serviço cristão na igreja é uma exigência e uma condição para o exercício do ministério cristão.

                      Reconheço que não disponho de conhecimentos e nem habilidades digitais, mas tenho desenvolvido uma atitude de inquietação como estudioso e pesquisador do campo da educação em geral e cristã. Saber que Deus tem dado sentido e significado ao ministério de muitos de seus filhos para proclamar o Evangelho. Alguém já disse que “trabalhar para Deus é fácil, mas trabalhar com Deus e através de Deus requer algo mais”.

                      Tendo em vista a formação integral dos sujeitos do processo ensino aprendizagem: professor e aluno, bem como a integração do saber teórico, procedimental e atitudinal (saber ser ou conviver) da Bíblia, cabe aqui a construção de um mapa social que ofereça a recomendação de Estratégias Pedagógicas (EPs), ao professor a fim de identificar o perfil de cada aluno e/ou turma e planejar práticas pedagógicas, enquanto práticas sociais focadas em suas necessidades.

                      Lembre-se que a diversidade de interesses, preferências e perfis (sociais, afetivos e cognitivos) dos usuários, vem na contramão da padronização e uniformização do ensino, viés tradicional. Sem mudar a cultura organizacional das igrejas e das pessoas, pastores, educadores cristãos e demais líderes vamos avançar, mas lentamente, na prática educativa dos professores e na postura e comportamento dos alunos, membros de nossas igrejas. Trata-se de mudança de mindset (mentalidade) no nível individual e mudança de percepção (rebranding learning), na cultura organizacional das igrejas e líderes, na busca de cursos básicos que propõem o desenvolvimento de competências tecnologias e das metodologias ativas.

                      Para Martha Gabriel, “A hiper conexão (causada principalmente pela banda larga e a mobilidade), a disponibilidade e o acesso aos conteúdos (alavancados pela big data e pela cloud computing), somados às tecnologias inteligentes criativas (possibilitadas pelo avanço da inteligência artificial), têm modificado a forma como as pessoas obtêm, trocam e criam informações”.   

                      No primeiro texto desta série fiz uma ponderação: se considera um “otimista” ou teme pelas consequências em com relação às novas tendências na educação cristã na contemporaneidade? Quero considerar que deparamos com ameaças voltadas para a individualização, (in) fidelização a um determinado grupo e/ou pessoas que passam a exercer certa influência sobre o pensamento, e às ideias dos outros. Um risco à eclesiologia saudável e equilibrada na igreja. Diante deste cenário, cabe ao pastor, educador cristão filtrar e agir como os bereanos, “examinando diariamente as Escrituras para ver se as coisas eram de fato assim”.

                      Conforme Rui Fava (2015), desde a gênese do quadro negro, da chegada do retroprojetor, da invenção do projetor multimídia, o foco da tecnologia estava na transmissão dos conteúdos. Com a disseminação dos computadores, big data, Inteligência Artificial, o desafio agora é como acessar, escolher, adotar, aplicar a informação correta. Você se vê desafiado?

                      Novas tendências na educação cristã, traz algumas abordagens emergentes de design centradas nas pessoas, traz séries de implicações na adoção de Metodologias Ativas. Ao mesmo tempo reconhecer o novo ecossistema de educação, como a micro aprendizagem, ambientes imersivos, a customização de conteúdos e o design instrucional orientado a dados. Ou seja, uma mentalidade analítica baseada em dados. 

                      Sugiro a formação de uma equipe de trabalho com atribuições e responsabilidades de acompanhar todo o processo de implantação das tecnologias de comunicação digitais no estudo da Bíblia, plataforma Moodle, Teams, metodologias ativas.

                      Combinar atividades adotando diferentes espaços pedagógicos de maneira híbrida. Neste sentido, os alunos fazem a leitura da Bíblia e da(s) lição (es) e recebem o acompanhamento do professor. As Tecnologias de comunicação digital permitem “estar juntos” de forma híbrida. É importante que os alunos naveguem, isto é, tenham acesso ao material de estudo através da plataforma/ferramentas digitais.

                       Considerações Finais:

                      Vimos que aprendizagem permanente e/ou continuada e o conceito de competências já é uma realidade. O mapa social como alternativa à recomendação de estratégias pedagógicas (EPs). A diversidade de interesses, preferências e perfis (sociais, afetivos e cognitivos) dos usuários impõe um novo hábito na educação cristã.

                       

                      Referências

                      ARMSTRONG Paul. Dominando as Tecnologias Disruptivas. São Paulo: Autêntica Business, 2019.

                      BACICH, Lilian (at all). Ensino Híbrido. Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 

                      ______________; MORAN, José. (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação). 

                      BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida. Uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

                      CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula digital. Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.

                      CORTELAZZO, Ângelo Luiz; (et all). Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

                      DAROS, Thuinie. Mentalidade criativa. Preparando estudantes para serem inovadores e resolutivos. Porto Alegre: Penso, 2023.

                      DEBALD, Blasius. (Org.) Metodologias ativas no ensino superior. O protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020. (Série Desafios da Educação).

                      FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial. A era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação).

                      FILATRO, Andrea; CAVALCANTE, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

                      GABRIEL, Martha. Educação na era digital. Conceitos, estratégias e habilidades. Barueri: Athas, 2023.

                      GIL, Antônio Carlos. Metodologias do ensino superior. Presencial, a distância e híbrido. 6ª ed. Barueri: Atlas, 2023.

                      GODOI, Mailson Alan de GUEDES, Luiz Carlos Vieira. (Org.). Metodologias Ativas: disrupção na prática pedagógica. Curitiba: CRV, 2019.

                      IMBERNÓN, Francisco. A inovação educacional no ensino do futuro. São Paulo: Cortez, 2024.

                      MARTÍN, Héctor Ruiz. Como aprendemos? Uma abordagem científica da aprendizagem e do ensino. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2024.

                      NEVES, Vander José das. (et all) (Org.). Metodologias ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas: Pontes Editores, 2018.

                      ORDOÑEZ, Ana Manuela; CAMARGO, Fausto. (Org.) Planejamento e gestão da aprendizagem por competências. Além do conteúdo na educação superior. Porto Alegre: Penso, 2023.

                      PSCHEIDT, Allan Carlos. Inteligência artificial na sala de aula. Como a tecnologia está revolucionando a educação. São Paulo: Matrix, 2024.

                      RAINER, Thom S. Igreja pós-quarentena. Seis desafios e oportunidades. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

                      ROCHA, Daiana Garibaldi da; (et all) Aprendizagem digital. Curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre: Penso, 2021. (Série desafios da educação).

                      SINE, Tom. O lado oculto da globalização. Como defender-se dos valores da nova ordem mundial. São Paulo: Mundo Cristão, 2001.

                      SHATZER, Jacob. Transumanismo e a imagem de Deus. a tecnologia de hoje e o futuro do discipulado cristão. São Paulo: Vida Nova, 2022.

                      TIPPIT, Sammy. Fazendo discípulos na era digital. As redes sociais e a nova via romana. Rio de Janeiro, JMN, 2022.

                      ZYLSTRA, Sarah Eekhoff. Equilíbrio social na era digital. São José dos Campos. Fiel, 2023.

                      Compartilhar
                      1
                      Pastor Genivaldo Félix
                      Pastor Genivaldo Félix

                      Artigos Relacionados

                      18/07/2025

                      O dízimo Deus e eu


                      Leia mais
                      16/07/2025

                      Metodologias atuais para o ensino bíblico (Parte 2): uso da tecnologia e multimídia no ensino


                      Leia mais
                      14/07/2025

                      Autoridade do professor em sala de aula: capacitado por Deus para a obra do ministério do ensino


                      Leia mais

                      Deixe um comentário Cancelar resposta

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Nossos Contatos

                      (11) 91654-2069

                      contato@oecbb.com.br

                      Rua José Higino, 416 - Prédio 30
                      Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
                      CEP: 20510-412



                      Institucional

                      • Sobre a OECBB
                      • Equipe Gestora
                      • Estatuto
                      • Perguntas Frequentes

                      Links Úteis

                      • Convenção Batista Brasileira
                      • Junta de Missões Nacionais
                      • Junta de Missões Mundiais
                      • O Jornal Batista
                      © 2025 OECBB Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade
                      • Área do Filiado
                      0

                      R$ 0,00

                                No results See all results
                                • Área do Filiado
                                ✕

                                Entrar

                                Perdeu sua senha?

                                ✕

                                Carrinho

                                Continuar para Finalização
                                Continuar comprando Ver carrinho
                                Precisa de ajuda?
                                OECBB
                                Olá
                                Podemos te ajudar?
                                Conversar
                                Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.