• Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil
  • (11) 91654-2069
  • contato@oecbb.com.br
  • Área do Filiado
logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350
            No results See all results
            0

            R$ 0,00

            • Home
            • Institucional
              • Sobre a OECBB
              • Equipe Gestora
              • Estatuto
              • Regimento Interno
              • Documentos
              • Código de Ética
              • FAQ
            • Filie-se
            • Certificado
            • Download
            • Cursos e Eventos
            • Blog
            • Contato
            • Produtos
            ✕
                      No results See all results

                      O Currículo oculto presente no currículo cristão

                      Publicado por Leila Matos em 17/05/2022
                      Categorias
                      • Blog
                      Tags
                      • ebd
                      • ensino
                      • vida cristã

                      Existem muitos elementos presentes na construção de um currículo educacional. Elementos necessários, mesmo antes da sua elaboração como: público-alvo, periodicidade, recursos e contexto regional, estão intrínsecos no fazer de um currículo. 

                      O currículo pode ser:

                      Formal – Prescrito, composto pelo conteúdo formal, que se quer transmitir, para se chegar ao objetivo.

                      Real –  O currículo em ação, realizado no espaço escolar com os professores e alunos, no dia a dia.

                      Oculto –  Implícito, conteúdos informais que nem sempre são percebidos. Saberes não escritos e, muitas vezes não verbais, que estão presentes, não de forma clara, no ensino que é transmitido, podendo mesmo interferir na compreensão do conteúdo formal. São elementos que estão presentes em uma brincadeira, em um ritual, em um jogo, em uma frase.

                      O currículo oculto também está presente no currículo educacional cristão. Junto com o conteúdo bíblico/cristão que está discriminado em nosso currículo, outros ensinos estão sendo transmitidos pela prática encontrada no espaço pedagógico: o que se fala, no que se intervém, a escolha de uma atividade lúdica, de uma metodologia …

                      Se um professor grita em sala de aula pedindo atenção da classe, ele também está ensinando que se pode conseguir algo na vida com o grito, e que é preciso gritar para que os outros o notem. 

                      Se eu chego sempre atrasada na sala, estou ensinando que não é importante cumprir compromissos, e que também os alunos não são importantes. E, se além de chegar atrasada costumeiramente, digo que a classe não pode se atrasar, passo a mensagem de que sou mais importante do que eles, e, que por conseguinte, de que as pessoas devem ser valorizadas pelos cargos que ocupam.

                      Se eu falo que é importante preservar a natureza, mas uso diversos copos de água durante a aula, acendo as lâmpadas, mesmo com o dia claro, e ligo o ventilador ou o ar-condicionado, mesmo com uma brisa agradável do lado de fora da sala, eu estou ensinando que posso desperdiçar os recursos naturais.

                      Se eu uso em minhas ilustrações, somente figuras de personagens de determinada classe social ou raça, estou ensinando que as outras classes ou raças não são importantes, e que o aluno deve se mirar na figura apresentada, tentando ser igual.

                      Se a igreja faz campanha para ter ar-condicionado na sala de reunião da liderança, e esquece as salas de aula, pode demonstrar que o ensino não está sendo valorizado. Qual a mensagem que passo quando alguns ambientes na igreja são mais estruturados que outros?

                      E se a organização da sala de aula é em círculo, em fila, um atrás do outro, o professor que está em destaque está no mesmo patamar dos alunos?

                      Como conduzo minha aula na EBD? O aluno só pode falar no final da aula, ou pode interromper e fazer perguntas? Há uma interação na sala de aula, com contribuições do educando ou somente o professor pode falar? Estou ensinando que todos podem participar e que a contribuição de todos é bem-vinda? Quais os ensinos implícitos na organização da classe?

                      Se eu não cumpro o que falo em sala de aula, passo a ideia de que a mentira é permitida, e que existem situações em que não preciso cumprir o que prometi. Ensino também uma ética relativa, pois minha palavra não precisa ser “sim, sim, não, não” (Mt 5.37), e que por conseguinte os ensinos de Jesus Cristo podem ser questionados.

                      Se conto as histórias dos heróis bíblicos sem mencionar suas fraquezas e lutas, passo a ideia de que o cristão não passa por dificuldades, como destacado por Jesus Cristo em João 16.33. Também de que as histórias narradas nas Escrituras são de super-heróis.

                      Se eu destaco a morte de Jesus na cruz para nos salvar, mas não completo dizendo que Ele ressuscitou, fica implícito de que estou servindo um Deus morto. 

                      E, o ensino cristão num todo? Se digo: “traga seu filho para a igreja porque aqui ele terá bases bíblicas”, em que lugar eu coloco a família? Como falo da responsabilidade dos pais, como ensinado na Bíblia? (Dt 6.7).

                      Todos estes, são ensinos presentes no currículo oculto e que permeiam a aprendizagem dos nossos alunos. Eles são bem mais importantes do que podemos imaginar e fazem muita diferença, influenciando até mesmo o aprendizado do currículo formal. 

                      O que estamos ensinando com o currículo oculto presente em nossas aulas? Ao prepararmos nossas aulas estamos atentos ao currículo oculto e sua importância?

                      Que possamos ser usados por Deus como professores, educadores, mestres, no ensino das verdades bíblicas/cristãs, entendendo que nosso ensino vai muito além do conteúdo formal, mas também se constitui de práticas, atitudes, falas implícitas, e que, mesmo de forma oculta, cumprem o papel de um currículo.

                      Compartilhar
                      4
                      Leila Matos
                      Leila Matos

                      Artigos Relacionados

                      18/07/2025

                      O dízimo Deus e eu


                      Leia mais
                      16/07/2025

                      Metodologias atuais para o ensino bíblico (Parte 2): uso da tecnologia e multimídia no ensino


                      Leia mais
                      14/07/2025

                      Autoridade do professor em sala de aula: capacitado por Deus para a obra do ministério do ensino


                      Leia mais

                      2 Comments

                      1. Ana Santos disse:
                        25/05/2022 às 21:29

                        Texto muito bom! Parabéns!

                        Responder
                      2. Simone Schuina disse:
                        13/07/2022 às 16:19

                        Ótima reflexão, parabéns!

                        Responder

                      Deixe um comentário Cancelar resposta

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Nossos Contatos

                      (11) 91654-2069

                      contato@oecbb.com.br

                      Rua José Higino, 416 - Prédio 30
                      Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
                      CEP: 20510-412



                      Institucional

                      • Sobre a OECBB
                      • Equipe Gestora
                      • Estatuto
                      • Perguntas Frequentes

                      Links Úteis

                      • Convenção Batista Brasileira
                      • Junta de Missões Nacionais
                      • Junta de Missões Mundiais
                      • O Jornal Batista
                      © 2025 OECBB Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade
                      • Área do Filiado
                      0

                      R$ 0,00

                                No results See all results
                                • Área do Filiado
                                ✕

                                Entrar

                                Perdeu sua senha?

                                ✕

                                Carrinho

                                Continuar para Finalização
                                Continuar comprando Ver carrinho
                                Precisa de ajuda?
                                OECBB
                                Olá
                                Podemos te ajudar?
                                Conversar
                                Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.