- O Papel do professor e do facilitador no ensino bíblico moderno
O educador cristão precisa ser um facilitador do aprendizado. Para garantir que o aluno realmente aprenda, o professor precisa escolher com cuidado o método de ensino mais apropriado e eficiente para a situação.
- 1 Estímulo à participação
Professores não devem ser apenas transmissores de conhecimento, mas guias que incentivam o aluno a buscar entendimento. A Bíblia nos mostra isso em 1Pedro 3.15: “[…] Estai sempre preparados para responder a todo o que vos pedir a razão da esperança que há em vós”.
Técnicas eficazes: Fazer perguntas abertas, incentivar a aplicação pessoal do que foi aprendido e criar desafios práticos.
- 2 Modelagem – O Exemplo ensina mais que as palavras
Há uma frase que diz: “A palavra convence, o exemplo arrasta, mas só a prática define o resultado” de Leo F.M.C. Já o apóstolo Paulo nos ensina e desafia a sermos seus imitadores, assim como ele é imitador de Cristo (1 Coríntios 11.1).
O professor deve viver o que ensina. Os alunos percebem quando há coerência entre o ensino e prática. Exemplo: Um líder que ensina sobre o perdão, mas não perdoa, perde credibilidade.
Agora quero compartilhar, com você querido professor, dez frases que contribuíram na ficção para um ensino eficaz que foram extraídas do livro: As Sete Leis do Ensino, por Resende 2013.
- O professor precisa viver o que ensina.
- O professor precisa ter amor e compromisso para com seus alunos.
- O professor precisa conhecer seus alunos.
- O professor precisa conhecer o que vai ensinar.
- O professor precisa despertar o interesse dos alunos.
- A linguagem deve ser comum ao professor e ao aluno.
- A lição deve partir do conhecido para o desconhecido.
- Deve-se ajudar o aluno a pensar, refletir, participar ativamente e aprender por si.
- Deve-se ajudar o aluno a recapitular e aplicar na vida.
- O professor precisa estabelecer objetivos claros.
Referências
Bíblia Onilne < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1co/11>. Acesso em 28 de março de 2025.
Bíblia Online < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1pe/3>. Acesso em 28.de março de 2025.
DURÃES; Ivan de Oliveira. RAMIRO; Elana Costa. EDUCAÇÃO CRISTÃ: REFLEXÃO SOBRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Editora Reflexão, 2018.OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de; OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de; FERNANDES, Adriano Hidalgo. METODOLOGIA ATIVAS: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI. Revista Aproximação – Volume 02. Número 02. – Jan/Fev/Mar 2020. ISSN: 2675-228X.
OECBB < https://oecbb.com.br/blog-da-oecbb/ >. Acesso em 15 de março de 2025.
PAIVA, Marlla Rúbya; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. METODOLOGIA ATIVAS DE ENSINO – APRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA – SANERE, Sobral – V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016 – 145.
PINTO, Lucas Baffi Ferreira. BACICH, LILIAN; MORAN, JOSÉ. METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO – PRÁTICA – Revista de Formação e Prática Docente. n.4, 2020, pp 89-91, Teresópolis, ISSN 2026-5814.
RESENDE, Adriana Torquato. EDUCAÇÃO CRISTÃ COM RESULTADO – Sanat Bárbara d’Oeste, SP: Z3 Editora e Livraria, 2013.
MSKrad. As gerações. <https://www.mskrad.com.br/post/asgera%C3%A7%C3%B5es>. Acesso 16 de março de 2025.
Pensador.com. <https://www.pensador.com/frase/MjQ2MTA5MQ/>. Acesso 20 de março de 2025.