Temos conversado toda semana sobre transformação digital aplicada à Educação Cristã. Compreender este conceito é muito importante, já que a tecnologia está por toda parte. Embora muitas igrejas ainda não estejam investindo fortemente em recursos tecnológicos para melhorar a qualidade do ensino bíblico, os seus membros estão cada vez mais paramentados tecnologicamente e fazendo uso de recursos digitais para as mais diversas atividades do dia a dia.
A transformação digital na Educação Cristã é uma tendência inevitável. Uma das razões é que o modelo tradicional de ensino já não desperta tanto o interesse dos membros por mais conhecimento. Outra razão é que os participantes do programa educacional da igreja estão inseridos em outros contextos educacionais em que a transformação digital já é uma realidade.
Para fazer transformação digital no contexto da Educação Cristã é necessário, primeiro, analisar como a tecnologia pode contribuir para melhorar o ensino bíblico. A partir disso, deve-se avaliar os melhores recursos digitais para o uso no programa educacional. Vale ressaltar que, simplesmente transpor o ensino tradicional para o ambiente da internet não é transformação digital. É fundamental fazer com que a tecnologia não seja apenas um substituto do que já é feito analogicamente. É necessário apresentar uma nova aplicação, uma nova forma de interação que aperfeiçoe o ensino-aprendizagem.
Muitas dúvidas surgem entre Educadores Cristãos e a liderança da igreja a respeito do impacto da transformação digital no contexto eclesiástico. A final de contas, o que muda na nossa prática? É sobre isso que vamos conversar agora. Confira:
- Muda o papel do professor
As pessoas utilizam a internet para obter informações de todo tipo, inclusive, sobre a Palavra de Deus. Isso muda completamente o papel do professor e a forma como ele ministra aulas, uma vez que ele deixa de ser o único detentor da informação ou a principal fonte de interpretação da Palavra de Deus para o aluno. Professores passam a ser facilitadores, mentores, orientando os alunos a como interpretar as informações que estão disponíveis. O professor facilita o pensamento crítico em relação a diversidade de conteúdo disponível, uma espécie de curadoria, que ajuda na fixação e aplicação das informações.
- Muda a expectativa dos alunos
O avanço tecnológico também provocou mudança na expectativa dos alunos, pois procuram conteúdos que sejam mais aplicáveis à vida e que respondam às perguntas que eles estão se fazendo. Há, também, um anseio por uma interação em tempo real com pessoas que, de outra forma, estariam fora do processo de ensino-aprendizagem, como missionários nos campos, por exemplo.
- Muda a interação
Por meio da tecnologia, diversos ambientes interativos são abertos e podem ser explorados. O aluno passa a ser agente ativo durante o processo ensino aprendizagem. Neste sentido ele pode interagir não apenas para tirar dúvidas, mas também para construir o conteúdo com a mesma intensidade que o professor/ facilitador. Além disso, a interação pode acontecer entre os próprios participantes, produzindo uma experiência mais rica e significativa. Quanto mais interação, mais rica é a construção do pensamento e possibilidade de aplicação prática dos conteúdos.
- Muda a personalização
Com o apoio de soluções tecnológicas, fica mais fácil fazer a personalização do ensino. Por meio de plataformas adaptativas, o ensino é customizado e todos podem estudar a Bíblia conforme o seu ritmo de aprendizagem e seu interesse de aprofundamento. O conteúdo pode ser oferecido em diversos formatos e pode ser consultado de acordo com a disponibilidade de tempo ou as preferências do aluno (imagens, vídeos, textos ou áudios).
- Muda o alcance do programa educacional
A transformação digital poderá ajudar muito no envolvimento de mais pessoas no programa educacional da igreja, uma vez que ela estará aberta para o mundo e não apenas para a sua comunidade local. Esta mudança poderá ser um grande avanço para o ensino bíblico e a expansão do Reino de Deus, entretanto, também abre a possibilidade para que pessoas da sua comunidade se envolvam em processos educacionais oferecidos por outras comunidades. Isso aumenta bastante a responsabilidade com a qualidade daquilo que você está produzindo!
2 Comments
Sabemos que é necessário incluir essas mudanças em nossas igrejas, porém é necessário uma capacitação entre os lideres e professores inclusive de EBD.
O que nem sempre é tão fácil as pessoas se abrir para as novas tecnologias.
Este recurso de midia é muito importante para usar na propagação do evangelho. durante a pandemia na igreja que faço parte isse recurso foi muito bem utilizado e tivemos a oportunidade de assistir as aulas durante todo o tempo nossa EBD funcionou.