“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” (João 6:27)
Como é importante observar a data de validade de um alimento. Alimentos são perecíveis e merecem atenção devido os riscos que podem causar. O processo de industrialização do alimento pode dar um prazo maior de armazenamento, mas sempre haverá uma data de validade. Mas que comida é essa que Jesus aconselha a se trabalhar e que é imperecível?
Após presenciarem um acontecimento que agora fazia parte da memória, e que seria repassada pela tradição, Jesus diz que aquelas pessoas só o haviam procurado porque haviam sido saciadas e queriam continuar com a facilidade vivenciada. Elas eram incapazes de ver o significado do que havia acontecido, pois estavam mais preocupadas com os benefícios recebidos do que com Quem os havia dado. Parece também que hoje em dia essa não era uma prerrogativa só deles! Mas Jesus lhes ensina que devem buscar (referindo-se a Ele mesmo) um alimento que não era perecível.
Mas que alimento imperecível é esse? Era o que eles também queriam saber, fazendo uma conexão entre “trabalhar” e “realizar as obras”. Jesus diz que a comida imperecível não tem nada a ver com o que se faz, mas, sim, ao crer! Jesus estabelece o paradigma de que o crer é mais importante que o ver e o ter: ter o que se alimentar, ter o que vestir, ter o que mostrar, etc., pois afirma em outra oportunidade que ‘buscar primeiro o Reino de Deus era mais importante’. Isso deve nos ensinar algo, principalmente porque vivemos numa sociedade em que o crer é para os fracos, para os poucos evoluídos, para os que o esforço é o que se tem de mais importante.
Não fazer alguma coisa pelo alimento imperecível está fora de questão! Crer é muito pouco! E a pergunta sempre está à mente “que faremos para realizar as obras de Deus?” Mas a única resposta que cabe é “creia naquele que Deus enviou!” Ahh! Mas isto é ilusório! Só isto não basta! – foi exatamente isso que questionaram a Jesus. E Jesus lhes afirma claramente “Eu sou o pão da vida”! A comida imperecível é aquela que sacia agora e no futuro. Só Jesus pode fazer isso, pois foi enviado pelo próprio Deus, que lhe pôs um selo de garantia!
Crer em Jesus é a única coisa que basta para receber uma comida que não perecerá. Na verdade, Ele mesmo é a própria comida! Ele é o pão que desceu do céu para alimentar, não só aqueles judeus daquela época, mas qualquer um que se achegue a ele enviado pelo Pai! Ele não nos negará um pedaço de pão! Ele não nos negará dele mesmo! Senhor eu quero desse pão, pois não existe nada igual a ele e somente ele é suficiente para agradar ao Senhor! “Pão da vida, pão dos céus, / Pão de Deus é meu Jesus; / Pão que dá ao coração / Alegria, paz e luz. / Pão que dá ao coração / Alegria paz e luz.” Amém!