Qualquer empreendimento do Corpo de Cristo por causa de Cristo deve ser realizado com excelência! Nosso Senhor e Salvador merece o melhor de Seu povo redimido. Portanto, a igreja de Jesus Cristo deve se destacar. Isto é especialmente verdade para a Escola Bíblia Dominical e para pequenos grupos semanais. Veja bem, pequenos grupos de estudo da Bíblia, como a Escola Bíblia Dominical, são o Corpo de Cristo em missão! A escola bíblica ativa mobiliza o exército de Deus. Pense nisso! Nada envolve o povo de Deus na obra de Deus na Terra, como a Escola Bíblica. É o ministério do leigo que emprega o seu talento espiritual de uma parte maior de uma congregação do que qualquer outro ministério na igreja.
Dentro de cada crente, Deus colocou sementes de excelência. Isto é assim porque o Espírito Santo habita em todo verdadeiro filho de Deus. Porque Deus, na Pessoa do Espírito Santo, reside em nós, temos excelência por dentro. Portanto, o próprio Deus nos capacitou para sermos excelentes. A Escola Bíblica é o melhor local que a igreja possui e que permite que seus membros expressem a excelência de Deus. O grande apóstolo Paulo ensinou esse princípio em Efésios 3.9-11: “[…] “e de mostrar a todos qual é a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, para que agora a multiforme sabedoria de Deus seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e poderios nas regiões celestiais, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, […]”.
Por que Deus nos concedeu a excelência? Por que a Escola Bíblica é o melhor local para os discípulos se destacarem? A Escola Bíblica que realmente se destaca, torna-se um recurso tão valioso para nos ajudar a realizar “o propósito eterno que Ele propôs em Cristo Jesus, nosso Senhor“. Mas, infelizmente, muitas delas estão em um estado sofrível há anos. Ficamos satisfeitos por ter Ministérios de Escola Bíblica “mornos”. Ficamos satisfeitos em permitir que esse “Ministério mais valioso” da igreja funcione no piloto automático. Receio que nos apaixonemos mais pela retórica sobre a Escola Bíblia Dominical do que pela excelência dela.
Jesus não é o garoto propaganda do status quo! Ele virou o sistema religioso de seus dias em sua cabeça proverbial. Jesus estava disposto a virar o judaísmo de cabeça para baixo, então não pense nem por um minuto que nossas instituições religiosas sejam seguras!
Estamos criando crentes no casulo de uma classe da Escola Bíblica Dominical e depois nos perguntamos: Por que eles nunca entram em missão com Deus? Por que se desviam? Por que não foram edificados? Por que não tem estrutura para nada? Por que erram o alvo? Ser soldado de Cristo não nos dá a opção de viver uma vida cristã normal. Somos guerreiros!
Quando somos salvos, somos colocados bem no meio de um campo de batalha, não de um playground. Portanto, a escola bíblica deve ser um campo de treinamento para preparar soldados para a batalha espiritual, no mundo espiritual. Nosso objetivo não é fornecer um casulo acolhedor para a fé civilizada existir. Os soldados são treinados para avançar e tomar território!
Duas palavras que sempre andam juntas – grandeza e excelência. Grande liderança busca excelência. Sem excelência, a missão não será cumprida. É hora de mudar de apenas existente, e passar para excelente.
1 Comment
Parabéns, Jane Esther, você conseguiu colocar em palavras um dos maiores desafios que temos hoje em nossas igrejas – retomar o ensino da Palavra com excelência. Deus te abençoe