Em muitos casos o gerenciamento das redes sociais fica sob a responsabilidade de apenas uma pessoa, seja o pastor ou um membro encarregado, esse departamento não é tão simples assim, vai além de compartilhar avisos e publicações.
Se deseja utilizar as redes como ferramenta missionária, ter uma equipe de comunicação se faz necessário, ficamos limitados quando trabalhamos por conta própria, afinal é preciso investir tempo e planejamento para que o trabalho alcance os resultados esperados e existem coisas que não damos conta sozinhos, não é mesmo?
Entendo que criar uma equipe de comunicação pode não ser tão simples, mas não é impossível, aqui tem algumas dicas para ajudá-lo a dar este novo passo.
Conhecimento técnico é importante, ter pessoas na equipe formadas em Marketing, Comunicação, Fotografia, conhecer os equipamentos e programas gráficos para edição de vídeos e imagens será um diferencial, no entanto, mais importante que isso, é ter um coração disposto a servir.
Assim como nos outros ministérios, o serviço de comunicação também é parte da adoração a Deus e seus membros precisam estar alinhados a este entendimento, para que não se torne uma atividade puramente mecânica, sem propósito.
Por isso, conhecimento teórico também deve fazer parte desse time, a Bíblia deve ser sempre o referencial, as habilidades técnicas são um acréscimo, porque toda estratégia e criatividade produzida vem do Senhor.
A comunicação é um departamento abrangente, variando de acordo ao tamanho da igreja, em geral produzir fotos, vídeos e materiais institucionais, multimídia, gerenciamento de redes sociais, comunicação interna e externa, eventos, entre outras atividades fazem parte dele.
Atribuir responsabilidades aos membros além de facilitar a organização e gestão da equipe, fará com que os mesmos se sintam ativos e importantes, motivados para o trabalho.
Então, sempre é tempo para recrutar voluntários para a equipe de comunicação da sua igreja, lembre-se que o trabalho em grupo requer paciência e compreensão, falhas e fracassos vão acontecer, mas o resultado final será gratificante.
Existem algumas empresas que oferecem o serviço de assessoria a igrejas nessa área e/ou capacitação para formação das equipes de comunicação, busquem mais informações a respeito para investir neste ministério.