“O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um” (Colossenses 4.6)
Em Colossenses 4.6 aprendemos que devemos agir sabiamente com o nosso próximo, testemunhando e dialogando com a mesma cordialidade, pois, ao relacionar-se com diferentes pessoas devemos ser um tempero agradável, que chamamos de SAL. Esse tempero, em dose certa na comida, torna-a deliciosa e assim devemos ser na vida do próximo, uma pessoa agradável e atraente como nosso Deus.
Para sermos uma pessoa agradável é preciso estar em uma constate conversa com Deus, para que nossos relacionamentos com amigos(as) e familiares sejam melhores. A prática de temperar uma comida não quer dizer que será a mesma todos os dias, mas será de temperar várias vezes, na dose certa. Ao conversarmos com outras pessoas que não são do nosso convívio, surgirá assuntos sobre os tópicos comuns do dia, temperando na dose certa, você será capaz de responder com um espírito amável, gentil e afável. Caso o conteúdo da conversa seja sobre coisas das quais você é ignorante, como introduzir algum tópico da ciência com o qual você não está familiarizado, você não terá vergonha de confessar sua ignorância e buscar instruções. Se a pessoa que você está conversando age de maneira arrogante, insolente e dominadora, você poderá reprimir os sentimentos de seu temperamento e responder com gentileza e bondade. A Palavra de Deus nos orienta isso em Jeremias 33.3: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”.
Estejamos bem informados de conteúdos próprios ou de conteúdos diversos para que possamos ter um diálogo que transmitirá a mensagem sob o comando de Deus. Minha indagação a você é: Como você tem gastado o seu tempo com seus amigos(as) e familiares? Tem aproveitado toda e qualquer oportunidade para apresentar Cristo Jesus como Senhor e Salvador?
Peça a Deus para o orientá-lo(a) nessa caminhada, escolha três pessoas para que você possa temperar a vida delas com a Palavra de Deus, estreitando a amizade e transformando seu relacionamento de forma saudável, através da oração e da Palavra de Deus. Converse com Deus todos os dias, para que possa ser esse sal na dose certa, mostrando o quanto os seus ensinamentos, os conselhos e mandamentos de Deus transformam diariamente o nosso viver, para que possamos cuidar do próximo de forma acolhedora e empática. Se você ainda não conversou com Deus, busque hoje e transforme essa prática no seu viver diário para uma vida mais esperançosa ao lado de nosso Pai celestial.
“A diferença entre as pessoas que conversam com Deus diariamente para as que não o fazem é ser mais segura diante de suas atividades diárias. ”
REFERÊNCIAS:
Bíblia Nova Versão Internacional – Colossenses 4.6
Bíblia Shedd – SBB: Editora Vida Nova