Para continuar refletindo sobre esses cenários até aqui apresentados, faz-se necessário adotar o método de construção de cenários, o que pressupõe uma ação proativa, no sentido de antecipação do futuro – pressuposto da inovação segundo Peter Drucker (1998). Ou seja, algo que “impulsiona ações estratégicas para que as organizações estejam preparadas para se posicionar e decidir diante das mudanças do presente e das tendências do futuro”. (p.9) O presente imediato e o futuro iminente, urgente e ameaçador. Nesse contexto, existe uma tendência de se concentrar tudo no presente, no aqui e agora e como traço mais importante dessa tendência a ideia do “nada a longo prazo”.
A construção e análise de cenários prospectivos é uma ferramenta para orientar a elaboração do planejamento de metas e ações estratégicas no campo da educação cristã, seja a curto (planejamento tácito), médio (planejamento operacional) e a longo prazo (planejamento estratégico).
Quem não conhece a estória de Alice no país das maravilhas? Sem sombras de dúvidas é uma das obras literárias mais conhecidas no mundo inteiro. Na estória de Alice no país das maravilhas, há um trecho na obra onde Alice está perdida e encontra o Gato em cima de uma árvore. Ao vê-lo, surge o seguinte diálogo:
– O senhor pode me ajudar? Diz Alice. – Claro. Responde o Gato. – Para onde vai essa estrada? – Para onde você quer ir? – Eu não sei. Estou perdida. – Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
É como dizia T.S.Eliot, “Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento? Onde está o conhecimento que perdemos na informação”? The Rock. Entendo que o pastor e o educador cristão por meio do programa de educação cristã terão (se já não lidam) que lidar com situações com alto grau de incerteza e complexidade. A complexidade reside na própria forma de instituir o ministério eclesiástico e pastoral atualmente. Entendo que somente pessoas capazes de compreender a complexidade agirão de maneira mais responsável e consciente. Diferente da estória de Alice no país das maravilhas no dizer de William Shakespeare., “Todos os caminhos estão errados quando você não sabe onde quer chegar”.
Nas palavras de Morin (2000, p.4) diria que, “a construção da imagem do futuro desejável somente seja factível tendo, o presente como referência, o que se faz necessário antever um campo complexo de possibilidades”. (p.12) Tudo é complexo, mas a complexidade é simples. “Os desafios para o desenvolvimento de uma visão de futuro está em antever as mudanças de tendências em relação aos paradigmas existentes”. Lembre-se que, “todos os desafios do amanhã são de fato oportunidades a que devemos responder biblicamente e com criatividade”.
As igrejas precisam saber aprender a planejar seus próprios programas e planos, de caráter instituído a partir do instituinte. O que existe hoje são projetos implementados para uma realidade caracterizada pela padronização ou uniformização, enquanto é necessário pensar um “programa de educação cristã” a partir do instituinte, ou seja, da cultura organizacional da igreja local. Sobre “programas” devo discorrer mais detalhadamente nos próximos subpontos em fevereiro de 2024.
REFERÊNCIAS
DELORS, Jacques.(Coord.) Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2012.
FAVA, Rui. Educação 3.0. 1 ed. aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.
JARAUTA, Beatriz; IMBERNÓN, Francisco. Pensando no futuro da educação. Uma nova escola para o século XXII. Porto Alegre: Penso, 2015.
LITTLEJOHN, Robert; EVANS, Charles T. Sabedoria & Eloquência. Um modelo cristão para o ensino clássico. São Paulo: Trinitas, 2020.
MORAIS, Regis de. Educação contemporânea. Olhares e cenários. Campinas: Alínea, 2003. (Coleção educação em debate)
PETERSON, Eugene H. O caminho de Jesus e os atalhos da igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2009. (Série – Teologia Espiritual)
SINE Tom. O lado oculto da globalização. Como defender-se dos valores da nova ordem mundial. São Paulo: Mundo Cristão, 2001.
STETZER, Ed; PUTMAN, David. Desvendando o código missional. Tornando-se uma igreja missionária na comunidade. São Paulo: Vida Nova, 2018.
TAVARES, José. O poder mágico de conhecer e aprender. Brasília: Liber Livro, 2011.
THIESEN, Juares da Silva. O futuro da educação. Contribuições da gestão do conhecimento. Campinas: Papirus, 2011.