Temos constantemente utilizado plataformas online para nossas reuniões, não é verdade? Encontros e aulas agora acontecem de forma virtual. É fato que aos poucos temos retornado às programações presenciais, no entanto, esta nova modalidade – virtual, continuará avançando.
Por um lado, é um desafio para nós, que imersos nesta transformação, estamos aprendendo sobre o famoso “digital”. Mas também é um desafio para os desenvolvedores e programadores digitais. Com o aumento de pessoas utilizando tais recursos, tornou-se necessário aprimorar o que já existia, afinal, as necessidades começaram a ficar mais evidentes.
Por exemplo, assim como o WhatsApp liberou mais participantes para as chamadas de vídeo, e o Instagram aumentou o número de participantes simultâneos nas lives, aos poucos, cada plataforma vai se ajustando para melhorar seu desempenho. Essas alterações constantes também fazem parte da transformação digital, uma vez que a entendemos como um processo, e não como algo completo, concluído.
Dentre as plataformas mais utilizadas neste tempo, o GOOGLE MEET vem se destacando, pois pode ser usado pelo aplicativo ou mesmo pelo navegador, sendo necessário apenas ter um login (uma conta/cadastro) no Gmail. Na versão gratuita podem participar até 100 pessoas, há compartilhamento de arquivos, o chat é aberto para todos, mas há alguns recursos extras que ao serem adicionados podem facilitar e potencializar cada aula ou encontro, tornando-o cada vez mais atrativo e dinâmico.
As sugestões a seguir são chamadas de “extensões do Google Chrome”. Consistem em atualizações e recursos que trazem novas funções, o que torna possível novas experiências e melhor desempenho. São gratuitas e podem ser instaladas e desinstaladas a qualquer momento. Assim, mesmo com o Meet gratuito você poderá usar:
Google Meet Attendance – Ótima ferramenta para as aulas da Escola Bíblica que acontecem online. Ao instalar esta “extensão”, uma lista de frequência é gerada automaticamente com todos os participantes. O Attendance registra o nome, e-mail e horário em que cada participante entrou na aula. Dessa forma, antes de encerrar a chamada é possível fazer o download da planilha de frequência, ou enviar pelo google drive. Gostou?
Google Meet Call Timer – Um temporizador no Meet, que fica visível para o anfitrião (quem gera o link da reunião). É possível cronometrar o tempo de fala de cada participante ou acompanhar a duração do tempo total da aula. Pode ser usado ainda para controle de tempo em dinâmicas. Fácil para ativar e desativar e ocupa pequeno espaço na tela.
Link fixo da reunião – Uma das dificuldades que encontramos é que a cada nova reunião, um novo link precisa ser gerado, correto? Ops! Não mais! Você sabia que é possível salvar o mesmo link de reunião no Meet? Assim, a aula, o PGM online, e até mesmo a liderança da igreja, podem ter seu link fixo de reunião. Este recurso não é uma extensão, é apenas uma configuração. Para criar um link fixo, é simples: entre no Gmail – vá em Agenda – selecione o dia da reunião (por exemplo domingo, se for a EBD) – crie um compromisso e selecione o dia da semana em que este encontro acontecerá (por exemplo, domingo, se for a EBD). Por fim, marque a frequência com que esse encontro se repetirá (todos os dias, semanalmente etc.). Agora é só clicar em “Adicionar reunião do Meet” e clique em salvar. Pronto! Link gerado e estará disponível nos dias em que você selecionou. Salve o link para compartilhar com seus liderados.
Estes são apenas alguns recursos que podem tornar nossos encontros pelo Meet mais dinâmicos. À primeira vista podem parecer complicados, mas tenha calma, conheça-os e faça os testes com antecedência. Será muito divertido e enriquecedor! Deus abençoe!
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Referências:
www.safetec.com.br
https://www.genial.ly/