“Porque Esdras tinha disposto o seu coração para buscar a lei do Senhor, e para a cumprir e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”. (Esdras 7.6)
Esdras, escriba por profissão e educador por vocação. Tempos difíceis estavam ao redor de Israel, havia a necessidade de manter os corações e mentes, voltados e firmados em Deus. Como escriba, mantinha a letra viva e como educador levava o povo ao entendimento do que significavam os estatutos e juízos do Senhor para um viver que agradasse a Deus. Um educador do passado como Esdras, aponta atitudes que o educador deste tempo precisa estar consciente e alerta. O texto coloca diante do educador quatro atitudes que contribuem para transformação de vidas.
Decidir
“Esdras tinha disposto no seu coração” – O texto deixa claro que Esdras colocou como prioridade em seu coração buscar a Deus. Esdras tinha a lei em suas mãos (Esdras 7.14). A Bíblia é a fonte para qualquer ação que o educador decida empreender. Vamos refletir por um momento: Como caminhar com o ensino bíblico, sem ter a bíblia em mãos? Como desenvolver a vida com Deus, sem conhecer quem é este Deus que a Bíblia de forma tão cristalina nos apresenta? Como formar uma geração que ama a Deus e responde a razão da sua fé, sem saber os parâmetros bíblicos norteadores dessa fé?
Cumprir
Esdras estava atento […] “a cumprir” […] a lei em sua vida de forma prioritária – Cumprir parece a parte mais difícil e é. Olhar para todos os valores do Reino e fazê-los práticos em nossa vida diária, não parece coisa fácil, mas ao lembrar que somos chamados para servir no Reino de Deus, não há como não praticar esses valores. Valores que nos tornam dependentes da vontade do Senhor por sermos discípulos fiéis de Jesus e atentos a ação do Espírito Santo. Como ensinar aos que nos seguem, se não agirmos em conformidade a Palavra de Deus?
Ensinar
Foi necessário Esdras decidir e cumprir em sua vida as palavras da lei, “[…] para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Esdras 7.10). Em Neemias 8.8 há uma referência especifica da qualidade do ensino de Esdras, “Leram no livro da lei de Deus, CLARAMENTE, DANDO EXPLICAÇÕES, de maneira que ENTENDESSEM o que se lia”. Há algo que nos incomoda bastante no fato de nossas igrejas e líderes muitas, não entenderem a importância do Ministério de Educação Cristã de uma igreja. Será que temos apresentado claramente a vontade de Deus para a Educação Cristã? Nossas explicações e ações são claras? Como temos avaliado a igreja e líderes para percebermos seu entendimento?
Podemos concluir que o trabalho de Esdras como educador, trouxe para o povo reconhecimento dos seus erros e nova posição diante de Deus, “porque todo o povo chorava ouvindo as palavras da Lei” (Neemias 8.9b). Esta palavra trouxe renovo e atitude “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; “porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8.10).
O Educador Esdras no passado nos ajuda a refletir sobre como temos caminhado em nosso ministério. Penso que se ele pudesse hoje entrar em uma sala de aula para ensinar na formação de novos educadores para este tempo, com certeza estas palavras seriam a conclusão de todo o ensino: Um educador precisa colocar em seu coração a busca pela Palavra do Senhor, cumprir fielmente em sua vida as verdades bíblicas para que possa ensinar e ensinando, haja transformação.
Vânia de Paula
Educadora Cristã, membro da PIB em Jardim Marilea.