Jonas 4.6-7. O capítulo 4 de Jonas deixa muito claro sobre como Deus vê o SER HUMANO e como nós somos tão pouco empáticos no que se refere a prática do amor ao próximo. Jonas está enfurecido, aborrecido e descontente. A pergunta é: Por que tanta inquietação e tristeza se uma nação inteira tinha sido salva? Jonas reconhecia os atributos do Senhor( v. 2) misericordioso, compassivo, paciente e cheio de amor, mas não desejou possuí-los. Se Deus olhasse pela perspectiva de Jonas seríamos completamente destruídos, estaríamos perdidos e sem esperança. Deus te faz hoje uma pergunta: Tem razão para essa tua fúria? (v. 4). Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. “Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? ” Jn 4.11. Enquanto vivermos um cristianismo centrado no próprio umbigo, nós não experimentaremos a sombra de Deus. O que Deus queria ensinar Jonas através da aboboreira e da lagarta?
Aprendo três pontos:
- ALEGRE-SE COM AS VITÓRIAS ALHEIAS
O versículo 6 diz que Jonas se alegra com a sombra da árvore, ela refrescou a sua cabeça. Então, você consegue se alegrar com as bênçãos dos irmãos, ou , você só sorri quando a vitória diz respeito a você?
Desperte dentro do seu coração, o amor. Jonas não tolerava a ignorância e arrogância dos ninivitas e realmente eles não eram pessoas boas. Mas, a aboboreira representa o REFRIGÉRIO que sua alma precisa para perdoar e voltar a amar.
- O MUNDO NÃO GIRA EM TORNO DE VOCÊ
Seja planta e não lagarta – Jonas estava centrado nele mesmo, em suas convicções, suas crenças, em seus problemas. OBEDECER A DEUS NÃO SIGNIFICA HONRÁ-LO. Jonas obedeceu, mas não honrou a Deus. Às vezes, você se incomoda com as lagartas que aparecem, mas já pensou em que posição você está? Você é sombra e refrigério para a vida das pessoas ou você é lagarta que consome a paz dos outros.
- O AMOR DE DEUS É UNIVERSAL
Jonas não plantou, não podou, nem regou a planta, mas como ela lhe proporcionava sombra, questionou a Deus. A pergunta de Deus é: “não deveria eu sentir amor por essa grande cidade?” DEUS É DIDÁTICO ao nos ensinar a amar.
https://www.instagram.com/p/CfO9Cd3uoCQ/?igshid=MDJmNzVkMjY=
2 Comments
Excelente estudo irmã Danielle. Deus abençoe sua vida com sabedoria pra trazer mais palavras assim. Deus é sempre didático.
Muito bom os ensinamentos