Por acaso andarão duas pessoas juntas, se não estiverem de acordo? […] Certamente o SENHOR Deus não fará coisa alguma sem a revelar aos seus servos, os profetas. Amós 3.3,7
Segundo o dicionário, a palavra “aliança” é um acordo solene entre duas ou mais pessoas para realizar ou não, algo específico. A Bíblia relata a história de várias alianças que Deus fez com o seu povo. Desde o início Deus procurou estreitar um relacionamento de COMUNHÃO com os seres humanos, palavra que está intimamente ligada ao conceito de ALIANÇA. O versículo 7 de Amós 3 declara categoricamente o compromisso de Deus com a humanidade quando afirma que Ele (Deus) não fez coisa alguma sem revelar Seu plano aos profetas, que por sua vez revelaram, oralmente, aos seus contemporâneos, e a nós hoje, através das Escrituras e, de acordo com Hebreus 1.1, da revelação suprema através do Seu próprio Filho Jesus Cristo.
Assim, a palavra aliança é conhecida e entendida pelo povo de Deus de todas as épocas. Para alguns, Deus falou diretamente como a Adão, Enoque, Noé, Abraão, Moises, Elias, Davi, firmando com cada um deles alianças importantes para a humanidade. A vida cristã está repleta de alianças que fazemos com Deus e uns com os outros. Foi nesse contexto de comunhão uns com os outros que a Aliança Batista Mundial foi organizada.
COMO A ALIANÇA BATISTA MUNDIAL SURGIU ?
“A Aliança Batista Mundial foi pensada primeiramente pelo editor do jornal “O Argumento Batista”, senhor John Newton em 1904 na cidade de Louisville nos Estados Unidos da América, como uma forma de reunir batistas das várias regiões do mundo, publicando uma convocação para um encontro mundial de batistas. A ideia agradou a outro editor de Londres que apoiou a proposta e em outubro do mesmo ano, a União Batista da Grã-Bretanha já tomava todas as providências para a realização do congresso em 1905, no qual foi formado um comitê, que propôs uma Constituição para uma Aliança Mundial das Igrejas da ordem e fé batista em todo o mundo para promover comunhão, serviço e cooperação entre elas, levando em consideração a independência de cada uma”.
PARA QUE A ALIANÇA BATISTA MUNDIAL EXISTE ?
Existem alguns motivos para a existência da Aliança Batista Mundial que são de grande importância, dado aos seus vários objetivos:
- impactar o mundo para Cristo;
- fortalecer o culto, a comunhão e a unidade;
- fazer missões e evangelismo;
- ajudar pessoas necessitadas;
- promover desenvolvimento comunitário;
- defender a liberdade religiosa, os direitos humanos e a justiça;
- avançar na reflexão teológica e no desenvolvimento de lideranças.
EM QUAIS CIDADES A ALIANÇA BATISTA MUNDIAL JÁ SE REUNIU?
A proposta dos encontros da Aliança Batista Mundial é de cinco em cinco anos, porém, os vários conflitos mundiais como as guerras e em 2020 a pandemia da Covid 19, têm impedido a regularidade dos eventos. Contudo, nesses mais de 100 anos de organização 21 Congressos foram realizados nas seguintes cidades:
- Londres, 1905;
- Filadélfia, 1911;
- Estocolmo, 1923;
- Toronto, 1928;
- Berlim, 1934;
- Atlanta, 1939;
- Copenhague, 1947;
- Cleveland, 1950;
- Londres, 1955;
- Rio de Janeiro, 1960;
- Miami Beach, 1965;
- Tóquio, 1970;
- Estocolmo, 1975;
- Toronto, 1980;
- Los Angeles, 1985;
- Seul, 1990;
- Buenos Aires, 1995;
- Melbourne, 2000;
- Birmingham, Inglaterra, 2005;
- Honolulu, 2010;
- Durban, 2015;
- Rio de Janeiro, 2020, caso não tivesse sido impedido pela pandemia do Novo Coronavírus.
O QUE A ALIANÇA BATISTA MUNDIAL TEM REALIZADO PARA AMENIZAR O SOFRIMENTO CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID 19 ?
Segundo o site baptist world aliance um documento foi elaborado solicitando acesso equitativo global às vacinas COVID-19, reconhecendo a responsabilidade de todos os batistas em participarem na solução desta crise. Diante de uma rede de agências de ajuda em todas as regiões do mundo, e que investe milhões de dólares anualmente, em atendimento, alívio e desenvolvimento comunitário, fará tudo o que estiver ao seu alcance para enfrentar situações adversas. Dentre outros apelos da petição destacamos aqui três deles:
- apelo aos governos para apoiar sistemas coordenados de vacinação em massa e melhorar o acesso às vacinações através de ajuda e inovações econômicas;
- apelo aos batistas de todo o mundo a incentivar e possibilitar a vacinação global;
- apelo ao repúdio das narrativas inúteis associadas à vacinação em massa.
A petição foi assinada pelos líderes batistas de todas as regiões do mundo até 10 de fevereiro de 2021.
A Aliança Batista Mundial se faz presente e tem respondido às questões mais complexas enfrentadas pelas populações em várias regiões do mundo, como por exemplo, inundações, ciclones, furacões, terremotos, tsunamis e a pandemia global COVID-19. Para executar essas ações a Aliança Batista Mundial depende de cada membro e conta com as diferentes experiências, conhecimentos e recursos das organizações participantes e das convenções, sempre priorizando as necessidades e conhecimentos daqueles que são da própria região. Essa é uma “aliança” que deve permanecer e jamais ser desfeita.
REFERÊNCIAS
ALIANÇA. In: DICIONÁRIO DE SINÔNIMOS ON LINE. Disponível em: <https://www.sinonimos.com.br/aliancas/>. Acesso em: 14 jun. 2021.
AS SETE ALIANÇAS. Disponível em:<https://www.revistaimpacto.com.br/wp-content/uploads/2014/11/AS-7-ALIAN%C3%87AS-PARTE-1.pdf>. Acesso em 13, jun. 2021.
MISSÃO E VISÃO. Disponível em: < https://www.baptistworld.org/pt/mission-vision/
https://www.baptistworld.org/pt/petition-for-equitable-distribution-of-vaccines/>. Acesso em 13, jun. 2021.