• Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil
  • (11) 91654-2069
  • contato@oecbb.com.br
  • Área do Filiado
logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350
            No results See all results
            0

            R$ 0,00

            • Home
            • Institucional
              • Sobre a OECBB
              • Equipe Gestora
              • Estatuto
              • Regimento Interno
              • Documentos
              • Código de Ética
              • FAQ
            • Filie-se
            • Certificado
            • Download
            • Cursos e Eventos
            • Blog
            • Contato
            • Produtos
            ✕
                      No results See all results

                      Etapas da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)

                      Publicado por Elana Costa Ramiro em 22/04/2024
                      Categorias
                      • Blog
                      Tags

                      Vimos no artigo anterior sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based-Learning PBL). Neste método de ensino, o papel do aluno e do professor são diferentes daqueles que assumem nos métodos tradicionais. O processo de aprender, na PBL, requer a participação e investigação reflexiva e autônoma. Vimos também, que o papel do professor é estimular e orientar a pesquisa em busca de soluções para o caso apresentado. Outro ponto importante desse método de ensino e que não se pode esquecer, é que o aprendizado será direcionado pelo problema. Portanto, no planejamento da aula deve-se garantir que o problema desperte o interesse na sua resolução e que os principais conceitos previstos para a aula sejam trabalhados.

                      A aula deve ser planejada de forma a garantir que os alunos potencializem a capacidade de discutir e pensar; a motivação interna e as habilidades colaborativas. Este método promove a integração da teoria com a prática, possibilitando mais retenção do conhecimento. Genaro e Lyons (2015) apresentam seis etapas necessárias para o uso da PBL:

                      1ª Etapa: Identifique os resultados desejados – Como primeiro passo, o professor, a partir do texto Bíblico, deve identificar quais são os principais conteúdos que os alunos devem aprender e quais habilidades e competências devem adquirir, ou aprimorar, para nortear a concepção dos problemas que serão apresentados. 

                      2ª Etapa: Crie um cenário – Com o objetivo traçado, o professor deve definir uma situação-problema a ser investigada, que faça parte do contexto de vida dos alunos, ou que possa estar relacionado a este contexto. O problema deve ser motivador, interessante e gerar boas discussões. Deve, sobretudo, ser instigante o suficiente para induzir o aluno a discutir e pesquisar em busca de uma solução e alcançar os resultados da aprendizagem.

                      3ª Etapa: Introduza o problema – Nesta etapa, o professor apresenta o problema contextualizado e aponta as expectativas, critérios de análise, o cronograma de trabalho e os conhecimentos necessários e relevantes para dar início à busca de uma solução. Além disso, deve organizar os grupos para, a partir daí, iniciarem as discussões para a elaboração de questões norteadoras da investigação que deverão realizar.

                      4ª Etapa: Pesquisa – A pesquisa começa com sessões de brainstorming, em pequenos grupos, nos quais os alunos demonstram o que sabem sobre a problemática e o que precisam investigar. Assim, formulam hipóteses e as testam à medida que pesquisam uma solução na Palavra de Deus e outras fontes que possam ser úteis, dependendo do problema apresentado. 

                      5ª Etapa: Construção das soluções – Após a pesquisa, os alunos sintetizam, colaborativamente, os aprendizados e os resultados dos problemas investigados. Assim que chegam a uma conclusão, preparam um texto ou uma apresentação oral a ser apresentada aos colegas da turma. O educador deve acompanhar o processo em cada grupo para verificar se os objetivos iniciais estão sendo atingidos.

                      6ª Etapa: Avaliações – Nesta etapa, cada grupo apresenta o resultado de sua pesquisa, e o educador avalia o processo de aprendizagem de cada um. Genaro e Lyons (2015) aconselham que a avaliação ocorra em um formato em que todos possam estar presentes e que tenham oportunidades de interagir entre si, com o intuito de ampliar os seus conhecimentos de forma colaborativa. Para isso, o educador precisa ter uma postura de “arquiteto de percurso”, promovendo uma montagem das conexões de conhecimentos adquiridos e fortalecendo os pontos principais do conteúdo trabalhado.

                       

                      Papéis dos Integrantes para PBL

                      Na PBL, é mais importante que o professor seja um facilitador no processo de aprendizagem. A sua ação deve estar voltada mais para a construção do pensamento e lançamento de desafios e sugestões, que para fornecer respostas prontas.

                      Dos estudantes, espera-se que explorem a situação-problema para:

                      Entender o cenário;

                      Saber o que precisam pesquisar;

                      Identificar os pontos que devem ser solucionados;

                      Listar as possíveis soluções;

                      Testar cada hipótese para entender qual a melhor;

                      Defender as soluções com argumentos válidos;

                      E (re)avaliar os resultados dos problemas investigados.

                       

                      Referências

                      GENAREO, V. R.; LYONS, R. Problem-Based Learning: six steps to design, implement, and assess. Faculty Focus, nov./2015. Disponível em: facultyfocus.com. Acesso em: 18 set. 2023.

                      SOUZA, S. C. de; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista Holos, Portugal, v. 5, n. 31, p. 182-200, 2015. Disponível em: ifrn.edu.br. Acesso em: 13 set. 2023.

                       

                      Compartilhar
                      0
                      Elana Costa Ramiro
                      Elana Costa Ramiro

                      Artigos Relacionados

                      16/07/2025

                      Metodologias atuais para o ensino bíblico (Parte 2): uso da tecnologia e multimídia no ensino


                      Leia mais
                      14/07/2025

                      Autoridade do professor em sala de aula: capacitado por Deus para a obra do ministério do ensino


                      Leia mais
                      11/07/2025

                      A dignidade da vida humana à luz das escrituras e o fenômeno reborn: um olhar necessário


                      Leia mais

                      Deixe um comentário Cancelar resposta

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Nossos Contatos

                      (11) 91654-2069

                      contato@oecbb.com.br

                      Rua José Higino, 416 - Prédio 30
                      Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
                      CEP: 20510-412



                      Institucional

                      • Sobre a OECBB
                      • Equipe Gestora
                      • Estatuto
                      • Perguntas Frequentes

                      Links Úteis

                      • Convenção Batista Brasileira
                      • Junta de Missões Nacionais
                      • Junta de Missões Mundiais
                      • O Jornal Batista
                      © 2025 OECBB Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade
                      • Área do Filiado
                      0

                      R$ 0,00

                                No results See all results
                                • Área do Filiado
                                ✕

                                Entrar

                                Perdeu sua senha?

                                ✕

                                Carrinho

                                Continuar para Finalização
                                Continuar comprando Ver carrinho
                                Precisa de ajuda?
                                OECBB
                                Olá
                                Podemos te ajudar?
                                Conversar
                                Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.