Conforme vimos na meditação do mês passado, o Mandamento de Deus para educação cristã se encontra também em Deuteronômio 17.19 – “E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor seu Deus, a fim de guardar todas as palavras dessa Lei, e estes Estatutos, para os cumprir“.
O segundo verbo que queremos realçar é guardarmos ou meditarmos.
No Salmo 119.11 lemos: “Escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti“. A criança judia ia todos os dias à sinagoga e lá memorizava o Pentateuco.
Então, qual é o valor de memorizarmos a Palavra de Deus?
Os versículos memorizados podem voltar à nossa mente quando precisamos. Uns rapazes que estavam viajando para uma congregação sofreram um acidente e, ao lado do jipe de rodas para cima, enquanto esperavam o socorro, ficaram recitando os versículos que sabiam e isso os acalmou.
Quando estamos enfrentando uma situação difícil é muito confortante lembrar de versículos que nos falam e nos confortam. Quando trabalhei com a JMN, na Transamazônica, mantínhamos Classes de Boas Novas em várias Agrovilas, com crianças. Contávamos histórias bíblicas, cantávamos e ensinávamos versículos bíblicos. Cada vez que uma criança memorizava 10 versículos ganhava uma lembrança. Passados alguns anos tive o privilégio de voltar àquela região. Procurando por notícias dessas crianças, agora adultos, descobri que 90% delas continuavam firmes em Jesus!
Eu mesma senti a vocação para missões com um versículo que memorizei quando era Mensageira do Rei. Um dia, quando estava em grande dúvida, pensando em fazer Medicina, ficou vindo à minha mente: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor…” Isaías 55.7-8. Senti claramente que os pensamentos de Deus para mim eram Missões.
Precisamos procurar memorizar a Palavra de Deus. Mas também, como professores e líderes, temos a responsabilidade diante do Senhor da Obra, de levar o Seu povo a gravar a Palavra em seus corações e mentes para que possa entender melhor o que Ele quer de cada um.
Que Deus nos ajude a termos a Sua Palavra em nosso coração!