A tecnologia, quando utilizada de maneira adequada, pode ser uma ferramenta valiosa para o aprendizado e a comunicação. No entanto, é crucial reconhecer os perigos que as telas representam para o ensino cristão e tomar medidas para minimizar esses riscos. A formação espiritual das crianças é uma responsabilidade sagrada, e devemos proteger e orientar nossos filhos para que cresçam em conhecimento e graça diante de Deus.
Como pais, educadores e líderes da igreja, devemos criar ambientes que promovam o aprendizado espiritual e a interação comunitária. Isso pode incluir limitar o uso de dispositivos eletrônicos durante o ensino bíblico e o culto, incentivando as crianças a participarem ativamente das atividades espirituais e garantindo que elas estejam expostas a conteúdos que edifiquem sua fé.
Em um mundo cada vez mais digital, é nossa responsabilidade guiar as crianças para que utilizem a tecnologia de maneira sábia e equilibrada, sempre colocando Deus em primeiro lugar em suas vidas. Somente assim poderemos assegurar que a próxima geração cresça firmemente enraizada nos princípios bíblicos, preparada para enfrentar os desafios do mundo moderno com fé e discernimento.
Visando orientar biblicamente apresento alguns perigos da exposição das crianças às telas durante o culto.
- Desconexão da comunidade de fé
Dar uma tela às crianças durante o culto pode criar uma desconexão entre elas e a comunidade de fé. O culto é um momento de adoração coletiva, onde todos os membros da igreja se reúnem para louvar a Deus e aprender Sua Palavra. Quando as crianças estão focadas em dispositivos eletrônicos, elas perdem a oportunidade de participar plenamente dessa experiência comunitária.
Em Hebreus 10.25, somos encorajados a “ […] não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas, pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia se aproxima“. A presença física no culto não é suficiente; é essencial que as crianças também estejam presentes emocional e espiritualmente. As telas podem criar uma barreira que impede essa conexão profunda e significativa com a comunidade de fé.
- Perda de oportunidades de aprendizado espiritual
O período do culto é uma oportunidade única para as crianças aprenderem sobre Deus e desenvolverem sua fé. Quando as crianças estão ocupadas com dispositivos eletrônicos, elas perdem essas oportunidades preciosas de aprendizado espiritual. O culto é um momento de ensino, onde a Palavra de Deus é exposta e explicada de maneira que todos, inclusive as crianças, possam compreender e aplicar em suas vidas.
Em Deuteronômio 6.6-7, lemos: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás sentado em casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te“. Ensinar as crianças sobre Deus é uma responsabilidade contínua que se estende a todos os momentos da vida, incluindo o período do culto. As telas podem interromper esse processo, impedindo que as crianças absorvam e reflitam sobre as lições espirituais que estão sendo ensinadas.
- Enfraquecimento do hábito de adoração
A prática regular da adoração é fundamental para o crescimento espiritual. Dar uma tela às crianças durante o culto pode enfraquecer esse hábito, pois elas podem associar o tempo de culto a uma oportunidade para usar dispositivos eletrônicos, em vez de um momento de adoração e reverência a Deus. A adoração deve ser uma prática central na vida dos cristãos, ensinando às crianças a importância de dedicar tempo e atenção a Deus.
Salmos 95.6 nos convida: “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou“. A adoração envolve toda a nossa atenção e devoção. Quando as crianças são distraídas por dispositivos eletrônicos durante o culto, elas não desenvolvem plenamente o hábito de adorar a Deus com todo o coração, mente e espírito.
Reflexão e Ação
Refletindo sobre os perigos das telas no contexto do ensino cristão, é essencial que pais e educadores adotem estratégias práticas para minimizar esses riscos. Aqui estão algumas sugestões:
- Estabelecer limites claros: Definir horários específicos para o uso de dispositivos eletrônicos, especialmente durante os períodos de ensino bíblico e culto. Isso ajuda a criar um ambiente de aprendizado mais focado e reverente.
- Envolver as crianças em atividades interativas: Em vez de permitir que as crianças usem telas, envolva-as em atividades interativas relacionadas ao tema do culto ou da lição bíblica. Isso pode incluir dramatizações, artesanato ou discussões em grupo.
- Modelar um comportamento saudável: Os adultos devem dar o exemplo ao limitar o uso de seus próprios dispositivos eletrônicos durante o culto e outras atividades espirituais. As crianças aprendem observando e imitando o comportamento dos adultos ao seu redor.
- Utilizar recursos tecnológicos de forma positiva: Quando apropriado, utilize recursos tecnológicos de forma positiva, como apresentar vídeos educativos sobre histórias bíblicas ou usar aplicativos que incentivam o estudo das Escrituras. A chave é supervisão e seleção cuidadosa do conteúdo.
- Criar momentos de reflexão e discussão: Após o culto ou a lição bíblica, reserve um tempo para discutir com as crianças o que elas aprenderam e como podem aplicar esses ensinamentos em suas vidas. Isso reforça o aprendizado e ajuda a internalizar os princípios bíblicos.
Ao adotar essas práticas, podemos mitigar os perigos das telas e garantir que a formação espiritual das crianças não seja comprometida. A tecnologia pode ser uma aliada, desde que utilizada com sabedoria e discernimento, sempre colocando a fé e os ensinamentos bíblicos em primeiro lugar. Que possamos, como comunidade de fé, trabalhar juntos para criar um ambiente que nutra e fortaleça a fé das nossas crianças, preparando-as para serem luz no mundo.
Referência:
BÍBLIA. Bíblia Sagrada. Almeida Século 21. São Paulo: Editora Vida Nova, 2008.
DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: Os perigos das telas para nossas crianças (leia também. Faça-os ler!). Vestígio Editora, 2021.
PEREIRA, DANIEL WILLAS DOS REIS; HUMANIDADE, MENTAL E. ESPIRITUAL NA. FACULDADE ASSEMBLEIANA DO BRASIL CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA (EaD).