Atualmente, a tecnologia é uma presença constante em nossas vidas. Desde cedo, as crianças são introduzidas ao uso de dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones. No entanto, essa prática levanta preocupações significativas no contexto do ensino cristão. Este texto aborda os perigos das telas para a educação cristã e explora o impacto específico de dar dispositivos às crianças durante o período de culto. Através de uma análise cuidadosa, com base em princípios bíblicos, procuraremos compreender melhor as implicações dessa prática para a formação espiritual das crianças.
A influência das telas na Educação Cristã
- Distração e perda de foco
A presença de telas no ambiente de ensino cristão pode causar distração significativa. As crianças são naturalmente curiosas e facilmente atraídas por conteúdos visuais e interativos oferecidos por dispositivos eletrônicos. Durante atividades de ensino bíblico ou cultos, essa distração pode resultar em uma perda de foco em relação às lições espirituais que estão sendo apresentadas.
A Bíblia nos adverte sobre a importância de manter nossos pensamentos centrados nas coisas de Deus. Em Colossenses 3.2, somos instruídos a: “Pensai nas coisas de cima e não nas que são da terra; […]”. Quando as crianças estão envolvidas com dispositivos eletrônicos, é difícil para elas manterem seus pensamentos voltados para as lições espirituais. A distração causada pelas telas pode desviar a atenção das crianças, fazendo com que percam valiosas oportunidades de aprender e internalizar os princípios bíblicos.
- Redução da interação humana
Outro perigo das telas no ensino cristão é a redução da interação humana. A educação cristã é, em grande parte, baseada em relacionamentos – entre professores e alunos, entre as próprias crianças e entre os membros da comunidade de fé. A presença de dispositivos eletrônicos pode criar uma barreira para essas interações significativas.
O ensino cristão eficaz depende de um ambiente de comunhão e compartilhamento, onde as crianças podem fazer perguntas, compartilhar suas experiências e aprender umas com as outras. Provérbios 27.17 nos lembra que: “Como se afia o ferro com outro ferro, assim o homem afia seu amigo“. A redução da interação humana devido ao uso de telas pode comprometer essa dinâmica de aprendizado e crescimento espiritual conjunto.
- Exposição a conteúdos inapropriados
As telas também trazem o risco de exposição a conteúdos inapropriados. A internet, embora seja uma fonte rica de informação, também contém material que pode ser prejudicial à formação espiritual das crianças. Sem a supervisão adequada, as crianças podem acessar conteúdos que contradizem os ensinamentos bíblicos e promovem valores que não estão alinhados com a fé cristã.
A Palavra de Deus nos exorta a proteger nossos corações e mentes. Filipenses 4.8 diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Permitir que as crianças acessem dispositivos eletrônicos sem a devida supervisão pode expô-las a influências que desviam seus pensamentos e corações de Deus.
Referência:
BÍBLIA. Bíblia Sagrada. Almeida Século 21. São Paulo: Editora Vida Nova, 2008.
DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: Os perigos das telas para nossas crianças (leia também. Faça-os ler!). Vestígio Editora, 2021.com.br/