• Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil
  • (11) 91654-2069
  • contato@oecbb.com.br
  • Área do Filiado
logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350
            No results See all results
            0

            R$ 0,00

            • Home
            • Institucional
              • Sobre a OECBB
              • Equipe Gestora
              • Estatuto
              • Regimento Interno
              • Documentos
              • Código de Ética
              • FAQ
            • Filie-se
            • Certificado
            • Download
            • Cursos e Eventos
            • Blog
            • Contato
            • Produtos
            ✕
                      No results See all results

                      Quando os professores se tornam melhores ouvintes, os alunos se tornam melhores aprendizes – eis o porquê

                      Publicado por Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa em 07/12/2021
                      Categorias
                      • Blog
                      Tags
                      • educação cristã
                      • educador
                      • ensino

                      Os professores passam muito tempo conversando: explicando, liderando conversas, dando demonstrações. Mas ouvir pode ser igualmente poderoso – e é uma habilidade que nem todo mundo domina, geralmente porque as pessoas não percebem sua importância.

                      Gillian Parrish, especialista em pesquisa e comunicação do Centro de Ensino da Universidade de Washington em St. Louis, diz que os educadores estão cada vez mais reconhecendo a importância de ouvir e falar. Ela oferece três razões pelas quais ouvir é crucial para criar uma boa cultura em sala de aula:

                      1. Quando as pessoas se escutam, novas ideias tomam forma – Professores que fortalecem suas habilidades de escuta constroem melhores alunos e melhoram em seus trabalhos. Parrish compara uma discussão quando os participantes fazem perguntas e, em seguida, ouve as respostas para “uma janela aberta, aberta para o que quer que apareça”. Isso abre todos os participantes para novas ideias e os ajuda a realmente entendê-los. “Ouvir é a zona na qual a investigação acontece, na qual perguntas surgem e nos puxam e as sementes das ideias germinam”, disse Parrish. “Há uma consciência crescente de que, como educadores no mundo polarizado e encolhido de hoje, abrir espaços em nós mesmos e em nossas salas de aula é uma maneira de modelar o diálogo, a colaboração, a curiosidade, a criatividade e a compaixão”.
                      2. Ser ouvido aprofunda o aprendizado dos alunos – Quando os alunos sentem que realmente fazem parte da conversa, é mais provável que eles realmente entendam o que estão aprendendo e se lembrem disso. “O efeito de um bom ouvinte no aprendizado dos alunos é eletrizante”, disse Parrish. “Quando os alunos são ouvidos, quando suas ideias atingem o ouvinte, quando as perguntas abrem discussões, quando as ideias são retomadas e exploradas com sinceridade, elas florescem”. Esse tipo de conversa aberta pode levar os alunos a se tornarem consumidores passivos de informações para mais alunos autodirigidos.
                      3. Ouvir bem ajuda o professor a aprender também – Nem toda lição se presta a uma conversa entre os alunos e o professor. Mas quando os professores envolvem os alunos em uma discussão sobre o significado do que aprenderam – as causas da Revolução Francesa, por exemplo, ou as implicações de uma descoberta científica recente – a conversa será mais gratificante para o professor e os alunos se as pessoas estiverem ouvindo. Isso significa mais do que simplesmente fazer uma pausa para deixar a outra pessoa falar. “Pense nos professores que realmente se preocuparam com o que você tinha a dizer, que ouviram suas palavras e foram despertados por eles, que realmente entenderam suas perguntas e refletiram sobre si mesmos, mesmo que sejam perguntas antigas nesse campo”, Parrish disse. “Esse tipo de escuta transforma nossas salas de aula em comunidades vibrantes de aprendizado”.

                      Nossa cultura costuma ser mais fácil para extrovertidos do que para introvertidos, o que significa que “tende a ter medo do silêncio”, disse Parrish. É por isso que é tão importante dizer aos alunos o que a boa audição pode alcançar e modelá-la para eles. A pausa após uma pergunta não precisa ser um silêncio constrangedor: pode ser o espaço em que as ideias mais profundas se enraízam. Pense nisso!

                       

                      Referência

                      PARRISH, Gilllian. The Literary Review:Therapy. A revisão literária: terapia. 2009.

                      Compartilhar
                      2
                      Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa
                      Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa

                      Artigos Relacionados

                      18/07/2025

                      O dízimo Deus e eu


                      Leia mais
                      16/07/2025

                      Metodologias atuais para o ensino bíblico (Parte 2): uso da tecnologia e multimídia no ensino


                      Leia mais
                      14/07/2025

                      Autoridade do professor em sala de aula: capacitado por Deus para a obra do ministério do ensino


                      Leia mais

                      Deixe um comentário Cancelar resposta

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Nossos Contatos

                      (11) 91654-2069

                      contato@oecbb.com.br

                      Rua José Higino, 416 - Prédio 30
                      Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
                      CEP: 20510-412



                      Institucional

                      • Sobre a OECBB
                      • Equipe Gestora
                      • Estatuto
                      • Perguntas Frequentes

                      Links Úteis

                      • Convenção Batista Brasileira
                      • Junta de Missões Nacionais
                      • Junta de Missões Mundiais
                      • O Jornal Batista
                      © 2025 OECBB Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade
                      • Área do Filiado
                      0

                      R$ 0,00

                                No results See all results
                                • Área do Filiado
                                ✕

                                Entrar

                                Perdeu sua senha?

                                ✕

                                Carrinho

                                Continuar para Finalização
                                Continuar comprando Ver carrinho
                                Precisa de ajuda?
                                OECBB
                                Olá
                                Podemos te ajudar?
                                Conversar
                                Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.